Este domingo, Juana Viale abriu o “Almorzando com Juana” (eltrece) com um comentário enfático sobre o que aconteceu na terça-feira no jogo inaugural dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde a Argentina enfrentou Marrocos em meio a violência da torcida marroquina e à interrupção de quase duas horas do jogo, que acabou determinando a vitória da equipe africana. Sem deixar passar esse fato, a apresentadora ironizou a situação e lançou uma mensagem pontual.
No início de seu programa, muito antes de apresentar seu figurino, Juana Viale destacou a importância da semana e fez uma breve análise da qual não pôde deixar de expressar sua opinião.
“Já começaram as Olimpíadas. Muitas coisas duvidosas, não é? O jogo da Argentina terrível… O rugby… Um jogador de rugby disse que havia muito sentimento ‘anti-argentino’. Muitas coisas estão acontecendo nesse exato momento”, afirmou a apresentadora com especial ênfase no tratamento dado às delegações nacionais na França.
Depois da Copa América, e após os cânticos de Enzo Fernández que geraram polêmica com a equipe francesa, a situação da Seleção Sub-23 sofreu as consequências internacionais disso, especialmente pelos apupos dos torcedores marroquinos durante a execução do hino nacional antes da partida, que muitos argumentaram ser uma resposta direta ao racismo.
Além disso, essa situação não é um fato isolado, já que após a Copa do Mundo do Catar 2022, circulou um cântico da Seleção principal onde também houve reprodução de frases racistas contra os jogadores franceses.
Em um clima acalorado, a equipe Sub-23 liderada por Javier Mascherano se apresentou no jogo de abertura, inclusive com três campeões do mundo, como Julián Álvarez, Nicolás Otamendi e Gerónimo Rulli. Após o segundo gol da seleção marcado no tempo extra de 15 minutos, um grupo de torcedores invadiu o campo descontroladamente e muitos começaram a vaiar os argentinos.
Apesar do momento confuso gerado pelo segundo gol da seleção, que parecia estar em posição de impedimento, o árbitro decidiu suspender os últimos três minutos e enviou os jogadores para os vestiários.
Quase duas horas depois, às 14h, ambas as equipes entraram em campo, sem a torcida, e o árbitro autorizou a continuação da partida, ao mesmo tempo em que o VAR anulou o gol da seleção Albiceleste. Desta forma, não apenas perderam por 2 a 1, mas também nas redes sociais os usuários manifestaram o constrangimento internacional que isso representou. Até Lionel Messi se manifestou a respeito em seu Instagram, escrevendo “Insólito”.
Por isso, Juana Viale entrou na polêmica olímpica e sem hesitar enviou seu apoio aos compatriotas que estão na França, os quais, apesar da derrota inicial contra Marrocos, conseguiram vencer o Iraque por 3 a 1 na segunda rodada e encaminharam-se rumo ao tão sonhado ouro.