Juanfer Quintero se afasta do Racing: não estará na pré-temporada e pede sua saída, mas o Racing permanece firme

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Uma notícia que vinha sendo discutida nas últimas semanas finalmente foi confirmada para o último campeão da Copa Sul-Americana. Juan Fernando Quintero não foi convocado para participar da pré-temporada e isso faz parte da decisão que o colombiano tomou em relação ao seu futuro. O meia está cada vez mais longe do Racing, equipe com a qual ainda tem um ano de contrato. Em comunicado, o clube de Avellaneda entendeu a situação, mas ressaltou que a prioridade é preservar o poder de compra da Academia.

Gustavo Costas divulgou neste domingo a lista dos jogadores convocados para a pré-temporada do Racing, que começará a partir de segunda-feira no Paraguai, e entre os nomes não está o de Juan Fernando Quintero. O meia colombiano já havia comunicado publicamente sua intenção de deixar o Racing para continuar sua carreira na Colômbia, devido a um problema familiar.

Depois de participar dos primeiros treinamentos em Avellaneda, o meio-campista criativo pediu à diretoria, que tem Diego Alberto Milito como novo presidente e Sebastián Saja como secretário técnico, para não viajar para a pré-temporada que a equipe de Avellaneda fará em Ciudad del Este, no Paraguai.

Além disso, de acordo com informações de mídias partidárias, Juanfer teria rejeitado uma proposta da diretoria para renovar seu contrato até 2026 e assim poder emprestá-lo para jogar na Colômbia durante 2025. O colombiano estaria decidido a encerrar sua passagem pelo Racing.

Quintero espera que o América de Cali faça uma oferta que corresponda ao que o Racing deseja, embora a primeira proposta tenha sido extremamente baixa (em torno de um milhão de dólares). O Racing comprou o passe de Quintero por 3,6 milhões de dólares em 2023, mas a “Academia” poderia deixá-lo ir por menos dinheiro. Na noite de domingo, foi divulgado que o clube colombiano havia melhorado sua proposta para 2,6 milhões de dólares.

No entanto, neste domingo o Racing comunicou que entende a situação do jogador de 31 anos, mas a intenção é não perder dinheiro: “Em um contexto que afeta seu entorno mais próximo, Juan Fernando Quintero pediu para retornar o mais rápido possível à Colômbia, seu país natal, e não participar da pré-temporada no Paraguai quando ainda resta um ano de contrato”, diz o anúncio.

Em seguida, ele explica: “O Racing Club, plenamente ciente do caso, concordou em discutir uma transferência, desde que a negociação entre as instituições atenda aos próprios interesses. Enquanto o patrimônio do clube não for prejudicado, poderá ocorrer uma transferência eventual”.

No final, o comunicado da diretoria da Academia adverte: “Por esse mesmo motivo, porque o objetivo prioritário sempre será proteger o bem-estar de nossa instituição, o Racing Club espera e confia em uma solução que contemple todas as partes envolvidas”. Juan Quintero e Gustavo Costas Racing Club.

Em seu ano e meio como jogador do Racing, Quintero disputou 51 partidas, marcou 13 gols e deu 9 assistências, embora a maioria tenha sido no segundo semestre de 2024, quando se tornou um dos pilares da equipe de Gustavo Costas e foi decisivo para a conquista da Copa Sul-Americana, o primeiro torneio internacional vencido pelos alvicelestes após 36 anos.

Horas antes do final de 2024, o habilidoso jogador falou sobre a decisão de voltar ao seu país, devido a problemas de saúde de um parente muito próximo. “Já faz um tempo que estamos pensando na decisão. Depois de tudo o que aconteceu e como terminamos, é estranho, mas é por questões pessoais e de conhecimento público. Todo mundo sabe o que passei o ano todo e, como família, tomamos uma decisão”, disse Quintero.

O meio-campista aprofundou: “Conversei tanto com Sebastián Saja – diretor esportivo do Racing – quanto com Marcelo (Gallardo). Marcelo compreendeu por causa da confiança que temos e com certeza Sebastián também, porque desde o momento em que assumiram o clube, me ligaram, mostraram interesse e sou grato pela intenção deles. Mas disse a ele que tinha uma situação pessoal e específica com minha família, e que faria o esforço para ouvir a melhor oportunidade da Colômbia”.

Outro jogador que avisou que não continuará no Racing e também não está na lista de jogadores que viajarão ao Paraguai é Roger Martínez. O contrato do atacante com o Racing terminou em 31 de dezembro e seu futuro ainda é uma incógnita. Depois de se tornar campeão da Copa Sul-Americana, o atacante colombiano ainda não sabe onde continuará sua carreira e, embora tudo indicasse que ficaria na Academia, o objetivo parece cada vez mais distante. Apesar de não ter ofertas, Martínez busca seguir no futebol europeu.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!