Juanfer Quintero se afasta do Racing: não estará na pré-temporada e pede sua saída, mas Racing se mantém firme

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Uma notícia que vinha sendo discutida nas últimas semanas finalmente foi confirmada pelo último campeão da Copa Sul-Americana. Juan Fernando Quintero não foi convocado para realizar a pré-temporada e isso faz parte da decisão que o colombiano tomou em relação ao seu futuro. O meia está cada vez mais distante do Racing, equipe com a qual ainda tem mais um ano de contrato. O clube de Avellaneda emitiu um comunicado entendendo a situação, mas ressaltando que a prioridade é cuidar do poder aquisitivo da Academia.

Gustavo Costas revelou neste domingo a lista dos jogadores convocados para a pré-temporada que o Racing começará a partir desta segunda-feira no Paraguai e entre os nomes não está o de Juan Fernando Quintero. O jogador colombiano já havia comunicado publicamente que sua intenção era sair do Racing para continuar sua carreira na Colômbia, devido a um problema familiar delicado.

Depois de participar dos primeiros treinamentos em Avellaneda, o meia criativo pediu à diretoria, que tem Diego Alberto Milito como presidente e Sebastián Saja como secretário técnico, para não viajar para a pré-temporada que a equipe de Avellaneda fará em Ciudad del Este, no Paraguai.

Além disso, segundo a imprensa local, Juanfer teria recusado uma oferta da diretoria para renovar seu contrato até 2026 e assim poder emprestá-lo para jogar na Colômbia durante 2025. O colombiano teria decidido encerrar sua passagem pelo Racing.

Quintero espera que o América de Cali faça uma oferta que se aproxime do pretendido pelo Racing, embora a primeira oferta tenha sido extremamente baixa (em torno de um milhão de dólares). O Racing comprou o passe de Quintero por 3,6 milhões de dólares em 2023, embora a “Academia” possa vendê-lo por menos dinheiro. Na noite de domingo, foi divulgado que o clube colombiano teria melhorado sua proposta para 2,6 milhões de dólares.

No entanto, neste domingo, o Racing comunicou que compreende a situação do jogador de 31 anos, mas que a intenção é não perder dinheiro: “Num contexto que afeta seu círculo mais próximo, Juan Fernando Quintero pediu para voltar o mais rápido possível à Colômbia, seu país natal, e não participar da pré-temporada no Paraguai quando ainda há um ano de contrato”, começa o anúncio.

Em seguida, explica: “O Racing Club, com pleno conhecimento do caso, concordou em analisar uma transferência, desde que a negociação entre as instituições atenda aos próprios interesses. Enquanto o patrimônio do clube não for afetado, é possível avançar com uma eventual transferência.”

No final, o comunicado da diretoria da Academia adverte: “Por esse mesmo motivo, porque o objetivo prioritário será sempre proteger o bem-estar de nossa instituição, o Racing Club aguarda e confia numa solução que contemple todas as partes envolvidas”.

Durante seu ano e meio como jogador do Racing, Quintero disputou 51 jogos, marcou 13 gols e deu 9 assistências, a maioria deles no segundo semestre de 2024, quando se tornou um dos pilares da equipe de Gustavo Costas e foi decisivo na conquista da Copa Sul-Americana, o primeiro título internacional conquistado pelo Racing depois de 36 anos.

Algumas horas antes de terminar 2024, o habilidoso jogador falou sobre a decisão de voltar ao seu país, por causa de problemas de saúde de um familiar muito próximo. “Já há algum tempo estamos pensando na decisão. Depois de tudo o que aconteceu e como terminamos, é estranho, mas é por questões pessoais e de conhecimento público. Todo mundo sabe o que passei o ano todo e, como família, tomamos uma decisão”, afirmou Quintero.

O meio-campista aprofundou: “Conversei tanto com Sebastián Saja – diretor esportivo do Racing – quanto com Marcelo (Gallardo). Marcelo entendeu por causa da confiança que temos, e com certeza Sebastián também, porque desde o primeiro momento em que assumiram no clube me ligaram, mostraram interesse e sou grato pela sua intenção. Mas disse a eles que tinha uma situação pessoal e particular com minha família, e que faria um esforço para encontrar a melhor oportunidade na Colômbia”.

Outro jogador que avisou que não continuará no Racing e também não consta na lista de atletas que viajarão para o Paraguai é Roger Martínez. O contrato do atacante com o Racing terminou em 31 de dezembro passado e seu futuro ainda é uma incógnita. Depois de se tornar campeão da Copa Sul-Americana, o atacante colombiano ainda não sabe onde continuará sua carreira e, embora tudo indicasse que continuaria na Academia, o objetivo parece cada vez mais distante. Apesar de não ter ofertas, Martínez buscaria permanecer no futebol europeu.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!