Leitores à sombra: onde pedir livros emprestados em Buenos Aires durante janeiro

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Em janeiro, as duas bibliotecas públicas mais importantes da cidade de Buenos Aires, a Biblioteca Nacional Mariano Moreno (BNMM, Agüero 2502) e a Biblioteca do Congresso da Nação (BCN, Hipólito Yrigoyen 1750) estão fechadas ao público. As autoridades informaram que durante o recesso de verão, “como todos os anos”, nas instituições são realizados trabalhos de manutenção e troca de equipamentos, valorização das coleções pendentes e readequação do espaço físico, entre outras tarefas.

Em sua conta do X, o periodista e escritor Ceferino Reato contou que tinha visitado a Biblioteca Popular Orientação (Humberto Seri 1105) de sua cidade natal, Crespo, em Entre Ríos. “Três funcionários, nunca fecham – diz à LA NACION -. Fui levar dois livros que escrevi. Liliana, uma dos funcionárias, me disse: ‘Muitas bibliotecas populares de Entre Ríos fecham em janeiro, mas eu digo que não pode fechar nunca, muito menos em janeiro porque as pessoas têm mais tempo livre, aproveitam para colocar em dia suas cotas, devolver livros, pedir outros. Além disso, as crianças têm mais tempo’”.

“Fui à Biblioteca Nacional para consultar a Hemeroteca e estava fechada; o mesmo acontece com a Biblioteca do Congresso, com mais de mil funcionários, segundo os últimos números que tenho, onde sabemos que há funcionários fantasmas de todas as cores junto com funcionários que trabalham muito bem – acrescenta Reato-. Se justificam dizendo que sempre fecharam em janeiro, mas está errado: é um serviço público e cada uma tem um monte de funcionários. Pelo menos, deveriam disfarçar um pouco”.

A Biblioteca Nacional e a Biblioteca do Congresso da Nação permanecem fechadas em janeiro. A BNMM (que abre de segunda a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados e domingos das 12h às 19h) tem 660 funcionários e reabre em 3 de fevereiro. A BCN conta com 1245 (devem cobrir vários turnos porque abre das 8h às 24h, porque tem várias sedes, um museu e parte do pessoal está atribuído a comissões de legisladores) e reabre em 1 de fevereiro. Ambas, além de empréstimos de livros para leitura na sala, oferecem serviço de internet gratuito, consultoria com bibliotecários e ar condicionado (bem como aquecimento no inverno).

Por outro lado, a maioria das bibliotecas públicas da cidade de Buenos Aires, onde são oferecidos serviços similares, abre no verão. Os catálogos podem ser consultados neste link.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, é possível visitar a biblioteca Alfonsina Storni (Venezuela 1538), Álvaro Yunque (Av. Soldado de la Frontera 5210), Baldomero Fernández Moreno (Concepción Arenal 4206), Cornelio Saavedra (Av. Crisólogo Larralde 6293), Estanislao Del Campo (Das Artes 1261), Evaristo Carriego (Honduras 3784), Guido y Spano (Güemes 4601), José Hernández (Boquerón 6753), José Mármol (Juramento 2937), Julio Saguier (Tte. Gral. Dellepiane 4801, Torre 14 PB), Mafalda: 31 (Bairro Mugica), Miguel Cané (Carlos Calvo 4319), Manuel Gálvez (Av. Córdoba 1558), Mariano Pelliza (Cranwell 819), Leopoldo Lugones (La Pampa 2215) e Martín del Barco Centenera (Venezuela 1538).

A biblioteca Antonio Devoto (Bahía Blanca 4025) abre de segunda a sexta-feira das 10h às 20h; Enrique Banchs (Av. Caseros y Urquiza, no Parque de los Patricios), de 10h às 18h; Benito Lynch (passagem Yrupé 6714), de segunda a sexta-feira das 10h às 15h; a Casa da Leitura e da Escritura (Lavalleja 924), de segunda a sexta-feira das 10h às 20h e sábados, domingos e feriados das 8h às 20h; Parque da Estação (Pres. Tte. Gral. Juan Domingo Perón 3326), de segunda a sexta-feira das 10h às 20h e sábados, domingos e feriados das 8h às 20h; Hilario Ascasubi (Gral. César Díaz 4219), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; Javier Villafañe (Ana María Janer 262), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h; Norah Lange (Parque da Cidade, Fernández de la Cruz, Av. Escalada), das 10h às 15h; Rafael Obligado (Crainqueville 2233), de segunda a sexta-feira das 10h às 20h e Ricardo Güiraldes (Talcahuano 1261), de segunda a sexta-feira das 10h às 20h.

Para visitar o Tesouro Circe (Av. Córdoba 1558) é necessário solicitar um horário de visita, a ser coordenado com o pessoal da biblioteca, enviando um e-mail para [email protected]. Do Ministério da Cultura do município, informaram que em fevereiro pode haver mudanças de horário e que reabre suas portas a biblioteca Joaquín V. González, localizada em Suárez 408.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!