A Liga Profissional está chegando ao fim, restando apenas uma rodada para definir o campeão entre três concorrentes e os classificados para as competições internacionais de 2025. Cada uma das equipes que chegam com chances de conquista estão em jogo para a grande definição no próximo final de semana.
Vélez (48 pontos e +20 de diferença de gol)
Líder desde a 12ª rodada, o Vélez está encontrando dificuldades para fechar o campeonato a seu favor. Com apenas seis pontos conquistados dos últimos 15 possíveis, permitiu que o Talleres o alcançasse, e até o Huracán visitá-lo no domingo com a esperança de dar uma grande surpresa. A ampla diferença de gols a seu favor permite uma equação clara: se vencer o Huracán, será campeão diante de sua torcida, no José Amalfitani. Se empatar, dependerá do Talleres não vencer o Newell’s. Antes disso, na quarta-feira, irá disputar a Copa Argentina com o Central Córdoba de Santiago del Estero no estádio do Unión de Santa Fe. Já está classificado para a Copa Libertadores pela Tabela Anual.
Braian Romero, o artilheiro do Vélez
Talleres (48 pontos e +9)
Com um sprint final perfeito (venceu os últimos cinco jogos), o Talleres sonha em conquistar o campeonato da primeira divisão de forma arrasadora pela primeira vez. Para isso, deve derrotar o Newell’s em casa e torcer para que o Huracán impeça a vitória do Vélez em Liniers. Se obtiver os mesmos pontos do Vélez, será vice-campeão pela diferença de gols. Já está classificado para a Copa Libertadores pela Tabela Anual.
Huracán (46 pontos e +12)
A trajetória do Huracán é surpreendente. Parecia que estava fora da disputa pelo título após duas derrotas (Atlético Tucumán e Talleres) e um empate (Boca), mas a derrota do Vélez para o Unión e a vitória de ontem sobre o Platense permitem chegar à última rodada com chances. A dois pontos dos líderes, o Huracán será campeão se derrotar o Vélez em Liniers e o Talleres não vencer. Em caso de empate de pontos com o time cordobês, será campeão pela diferença de gols.
Eric Ramírez, o herói do Huracán na vitória agônica sobre o Platense
Se ao final do torneio, dois ou mais times empatarem uma posição (incluindo a primeira colocação) na tabela final de classificação, será definido da seguinte forma:
River (70 pontos e +34)
Já classificado para a repescagem da Copa Libertadores, para ingressar diretamente na fase de grupos precisa que o Vélez vença a Copa Argentina ou a Liga, ou que o Talleres vença a Liga, para que um lugar seja liberado da tabela anual.
Com a goleada sobre o Central, o River assegurou seu lugar na Libertadores
Boca (66 pontos e +24)
Com um grande final de torneio (16 pontos nos últimos 18), o Boca garantiu a quinta posição na Tabela Anual. Jogará a repescagem da Libertadores se o Vélez ou o Talleres vencerem um torneio. Se o Vélez ganhar a Copa Argentina e o Talleres a Liga, o Boca avançará diretamente para a fase de grupos. No entanto, atenção, pois se o Central Córdoba vencer a Copa Argentina e o Huracán for campeão no torneio local, o Boca terá que se contentar em disputar a Copa Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo.
O Boca reagiu a tempo e está muito perto de jogar novamente a Libertadores
Huracán (62 pontos e +12)
Poderá garantir-se na Libertadores se o Vélez vencer a Copa Argentina e o Talleres a Liga, o que abriria uma vaga que o Huracán disputaria com o Independiente, Godoy Cruz e Unión. Já está classificado para a Copa Sul-Americana pela Tabela Anual.
Independiente (62 pontos e +12)
A equação do Independiente não é simples no que diz respeito às suas chances de retornar à Copa Libertadores: primeiro precisa que o Vélez vença a Copa Argentina e o Talleres, a Liga. Mas, ao mesmo tempo, deve terminar com mais pontos ou, em caso de empate nesse aspecto, uma melhor diferença de gols que o Huracán, Godoy Cruz e Unión. Está classificado para a Sul-Americana.
O Rei de Copas sonha em voltar a disputar a Copa Libertadores após 7 anos.
Godoy Cruz (61 pontos e +11)
Já classificado para a Sul-Americana, precisa de uma combinação para alcançar a Libertadores. Primeiro, precisa que o Vélez vença a Copa Argentina e o Talleres, a Liga; em seguida, o Godoy Cruz tem que ficar à frente de Independiente, Huracán e Unión. Já está qualificado para a Copa Sul-Americana, independentemente do resultado obtido em casa contra o Instituto.
O Godoy Cruz jogará a Sul-Americana, mas ainda tem chances de disputar a Libertadores
O Unión já está classificado para a Sul-Americana e tem uma chance remota de chegar à Libertadores. Para isso, deve ficar à frente do Independiente e do Huracán na Tabela Anual e o Vélez vencer a Copa Argentina e o Talleres, a Liga.
O Unión deu o grande salto ao vencer o Vélez e sonha em disputar a Sul-Americana
O Lanús, que este ano ficou bem perto de chegar à final da Sul-Americana, voltará a jogar esse torneio se não perder para o Barracas Central. Mas também garantirá a vaga se o Defensa y Justicia não vencer o Unión e o Argentinos não superar o Estudiantes em La Plata.
O Lanús quer voltar a ser protagonista na Sul-Americana
Para se classificar para a Copa Sul-Americana, é obrigado a derrotar o Unión em casa, embora também possa se beneficiar e garantir a vaga no torneio se o Vélez vencer a Copa Argentina e o Talleres, a Liga, liberando assim dois lugares na Tabela Anual.
O Defensa y Justicia quer jogar a Sul-Americana
Para jogar a Sul-Americana, deve pelo menos ficar na 12ª posição da Tabela Anual, para o qual precisa derrotar o Estudiantes em La Plata. Além disso, espera que o Vélez vença a Copa Argentina e o Talleres, a Liga.
O Argentinos, com chances de jogar a Sul-Americana
Com possibilidades mais remotas que o resto e após desperdiçar uma importante oportunidade na derrota de ontem para o Huracán em Parque Patricios, para jogar a Sul-Americana deve vencer em casa o Gimnasia, que o Defensa não supere o Unión e o Argentinos não vença o Estudiantes, e esperar que o Vélez vença a Copa Argentina e o Talleres a Liga.
Ignacio Schor, uma das figuras do Platense, que sonha em entrar na Sul-Americana
Racing
Recebe o River em Avellaneda com a felicidade de ter ganho a Copa Sul-Americana, garantindo assim a classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores do próximo ano.
O Racing jogará a Libertadores como campeão da Sul-Americana
Estudiantes
Primeiro argentino classificado para a Libertadores 2025 como campeão da Copa da Liga, encerrará seu ano em casa diante do Argentinos.
O Estudiantes jogará a Libertadores como campeão da Copa da Liga
A Tabela Anual do futebol argentino, após a penúltima rodada da Liga Profissional
Copa Libertadores 2025 (7)
Copa Sul-Americana 2025 (6)
Apenas a última rodada definirá os classificados para as competições internacionais do próximo ano.