Milei altera sua agenda em Berlim após porta-voz de Scholz criticar suas acusações contra Sánchez.

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A agenda do encontro que terá lugar este domingo em Berlim entre o presidente argentino e o chanceler alemão mudou substancialmente a poucos dias da visita. Os líderes não terão mais a reunião bilateral que estava planejada, nem farão uma conferência de imprensa conjunta, como é usual quando um líder estrangeiro visita o chanceler. Desta vez, o programa será limitado a uma “breve visita de trabalho” entre as duas delegações, conforme comunicado por uma porta-voz do governo alemão em uma coletiva de imprensa. De Buenos Aires também foi confirmado que o encontro não terá caráter bilateral.

A suspensão da parte do programa não partiu do governo alemão, assegurou a vice-porta-voz do governo, Christiane Hoffmann, na quarta-feira, pois o governo considera “correto e adequado” que haja conferências de imprensa conjuntas com todos os líderes estrangeiros. Ou seja, a suspensão da reunião cara a cara e da conferência foi uma decisão de Milei, de acordo com Berlim. A porta-voz não deu explicações sobre a razão das mudanças na agenda. Apenas disse: “Há boas razões pelas quais não podemos tornar públicos todos os detalhes do planejamento e preparação”.

A alteração repentina ocorre apenas dois dias após o principal porta-voz de Olaf Scholz criticar as acusações de Milei contra o presidente espanhol, Pedro Sánchez, e sua esposa, Begoña Gómez. Em perguntas da imprensa, Steffen Hebestreit classificou as palavras do argentino em maio passado como “desagradáveis”, acusando a esposa de Sánchez de corrupção e provocando um conflito diplomático que levou o governo espanhol a retirar sua embaixadora em Buenos Aires.

O presidente argentino viajará para a Alemanha neste fim de semana, depois de passar por Madrid. Ele receberá a medalha Hayek em Hamburgo no sábado e se encontrará com Scholz em Berlim no domingo. Como prelúdio de sua nova visita à Espanha, e com o conflito diplomático ainda em curso entre os dois países, Milei voltou a atacar o governo de Pedro Sánchez esta semana.

Está a avançar sobre a liberdade de expressão, está claro que está aplicando o modelo de Maduro”, disse o presidente argentino sobre Sánchez em sua última entrevista na televisão, onde o qualificou novamente de “covarde”.

Este novo percurso a Espanha, como o anterior, onde participou de um encontro do partido Vox, será uma visita não oficial. Inicialmente, foi anunciado que será distinguido pelo Instituto Juan de Mariana “por sua defesa das ideias de liberdade”, mas nesta quarta-feira Buenos Aires informou que a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, irá condecorar Milei na sexta-feira.

Os supplements de viagens de Milei pelo mundo com fundos públicos para cumprir compromissos privados têm sido muito criticados pela oposição e chegaram até a resultar em denúncias judiciais por desvio de fundos públicos. Sigam a informação internacional em Facebook e Twitter, ou na nossa newsletter semanal.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!