Com a consagração do Botafogo, que venceu o Atlético Mineiro por 3 a 1 no Monumental e se sagrou campeão da Copa Libertadores, o novo Mundial de Clubes da FIFA, que aumenta de 7 para 32 equipes, já tem todos os seus protagonistas confirmados. O sorteio do torneio, que será disputado pela primeira vez nos Estados Unidos, acontecerá no dia 5 de dezembro em Miami, conforme anunciado pela FIFA.
A data do sorteio era aguardada, assim como muitas outras respostas para questões que seguem em aberto em relação a esta competição, cuja distribuição econômica para os clubes ainda é um mistério: ainda não se sabe quem terá os direitos de transmissão; por enquanto, apenas um patrocinador foi divulgado, o grupo chinês Hisense.
Programado para o dia 5 de dezembro às 13h locais (15h na Argentina), o sorteio definirá os oito grupos de quatro equipes que disputarão a primeira fase do torneio. Entre eles estão Boca e River. Os 16 clubes que terminarem nas duas primeiras posições de cada grupo avançarão para a fase de eliminação direta, desde as oitavas de final até a final, sem jogo para decidir o terceiro lugar. Todos os classificados para este torneio, que será realizado a cada quatro anos e terá sua primeira edição de 15 de junho a 13 de julho de 2025 em doze estádios nos EUA, já serão conhecidos no dia do sorteio.
O formato da competição será idêntico ao utilizado nas Copas do Mundo de seleções: haverá oito grupos de quatro equipes cada, onde todos se enfrentarão uma vez. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as oitavas de final. Na fase final, se os jogos terminarem empatados nos 90 minutos, haverá prorrogação de 30 minutos e, caso a igualdade persista, tudo será decidido nos pênaltis. A única diferença é que neste torneio não haverá partida para definir o terceiro lugar.
O Mundial de Clubes, desejado desde o final de 2016 pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, acumula diversas críticas, em meio a um calendário sobrecarregado. O sindicato de jogadores FIFPro e a Associação de Ligas Mundiais anunciaram no final de julho sua intenção de recorrer à Comissão Europeia contra a FIFA.
Apesar das críticas, o Mundial de Clubes segue adiante e o entusiasmo crescerá ainda mais na quinta-feira, quando as equipes conhecerão seus primeiros adversários. A decisão do campeonato será no MetLife Stadium, em Nova Jersey, e os outros 11 estádios que sediarão jogos serão Atlanta, Charlotte, Cincinnati, Los Angeles, Miami, Nashville, Orlando, Philadelphia, Seattle e Washington. A maioria deles está localizada na costa leste do território.