No bairro de Palermo, a apenas 100 metros da movimentada avenida Santa Fé, fica a Escola Normal Superior N° 6 Vicente López y Planes. O prédio, que lembra um castelo principesco, foi inaugurado em 1913 e é caracterizado por seu estilo germânico com elementos góticos e revestimento imitando tijolos à vista, juntamente com telhas coloridas e janelas ornamentadas. O interior da escola é mais simples e funcional, com amplos pátios e um setor dedicado ao jardim de infância.
O arquiteto responsável por este magnífico edifício, Carlos Adolfo Altgelt, foi uma figura proeminente de sua época, responsável por diversas instituições educacionais e edifícios emblemáticos como o Palácio Sarmiento e a Escola Florencio Varela. Altgelt era um defensor apaixonado da arquitetura e fez questão de se diferenciar dos engenheiros, colocando a frase “arquiteto não engenheiro” em seus projetos.
A escola, fundada em 1909, originalmente era um anexo da Escola Superior Normal N°1 e oferecia formação para maestras. Com o passar dos anos, a escola se adaptou às necessidades da sociedade e atualmente oferece formação em Produção de Indumentária e Gastronomia, além de cursos de pós-graduação em inclusão e educação sexual.
Atualmente, a Escola Normal N° 6 atende uma ampla faixa etária, desde crianças de 2 anos até adultos de 42 anos, oferecendo formação em diferentes níveis de ensino. A escola também possui salas de aula equipadas com telas digitais e está em constante busca pela inovação e melhoria de suas instalações para oferecer educação de qualidade à comunidade.