O governo da cidade de Buenos Aires impulsionou nesta terça-feira uma denúncia judicial para investigar a suposta comissão do crime de dano após a divulgação de um vídeo nas redes sociais onde dois homens aparecem esvaziando um contêiner com sacos de lixo na calçada, perto da Secretaria do Trabalho do Governo Nacional. De acordo com o comunicado divulgado pelo Executivo da cidade, eles teriam feito isso para “prejudicar” a gestão de Jorge Macri.
Sob as ordens do próprio chefe do governo da cidade, o Ministro da Justiça, Gabino Tapia, solicitou ao Ministério de Segurança da Cidade as filmagens das câmeras localizadas na Avenida Leandro Alem, nº 650, para determinar se foram cometidas ou não infrações que possam ser punidas.
“A filmagem permite claramente observar como dois homens estão jogando na via pública muitos sacos de lixo que estavam dentro de um contêiner móvel, para depois se afastarem do local”, afirmou o funcionário. E acrescentou que os usuários das redes sociais comentaram na publicação que já tinham visto isso várias vezes e levantaram suspeitas de que eles fazem isso para prejudicar o governo da cidade.
Tapia considerou que “deve fazer parte da investigação a possível existência de uma organização prévia para realizar tais condutas, pois, caso tal extremo seja verificado, não há dúvidas de que estamos diante de um fato muito mais grave do que simplesmente sujar bens por parte de indivíduos”.
No documento apresentado ao Ministério Público Fiscal, é solicitada a abertura de uma investigação por “possíveis infrações” e a eventual “comissão do crime de dano”.
Nos parágrafos iniciais é esclarecido que a entrega do documento foi feita sob instrução direta de Jorge Macri, de acordo com o estabelecido pelo artigo 86 do Código Processual Penal da Cidade – será obrigatória a atuação da polícia ou das forças de segurança quando chegar ao seu conhecimento fatos criminosos diretamente, por denúncia ou por ordem da autoridade competente – e o artigo 18 da Lei 12 de Procedimento Contravencional – as denúncias por infrações são recebidas pelo Fiscal e pela autoridade responsável pela prevenção.
A denúncia apresentada pelo Governo da Cidade ao Ministério Público Fiscal (MPF) após a viralização do vídeo inclui o link direto para o material audiovisual, que está publicado na plataforma X. “Solicito que se investigue a possível comissão do crime de dano, que poderia surgir da consequente investigação, e que se identifiquem e punam os responsáveis”, conclui o documento.
Paralelamente, nesta segunda-feira, a polícia da cidade deteve no bairro de Caballito um homem de 31 anos que mora no partido de Moreno e foi pego em flagrante quebrando sacos de lixo retirados de um contêiner. Os vizinhos o denunciaram ao número de emergência 911.