O Mundial de Clubes já tem seu emblema e sua canção oficial, e se convidarem Lionel Messi?

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

A FIFA revelou o emblema da primeira edição do Mundial de Clubes, que será realizado em 2025 nos Estados Unidos com a presença dos 32 melhores times do mundo. Além disso, também foi anunciado que “Freed from Desire”, popularizada pela cantora italiana Gala, é a música oficial da competição e da campanha “Mostre ao mundo a sua paixão”, que convida os torcedores a exibirem o que torna cada clube especial.

O Mundial de Clubes FIFA 2025 acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano e contará com times representantes das seis confederações: AFC (Ásia), CAF (África), Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), CONMEBOL (América do Sul), OFC (Oceania) e UEFA (Europa). O torneio redefinirá como, quando e onde o verdadeiro campeão mundial de clubes será coroado.

Até o momento, 30 dos 32 times participantes já se classificaram. Apenas falta confirmar um time da CONMEBOL (que pode ser o campeão da Libertadores 2024 ou o melhor posicionado no ranking que ainda não tenha seu lugar garantido) e um representante do país anfitrião. Será que o Inter Miami, com a presença de Lionel Messi, ocupará essa vaga?

O processo de classificação, realizado por meio de competições continentais de clubes, se baseia nos resultados esportivos conquistados em um ciclo de quatro anos. Dessa forma, campeões continentais e clubes que demonstrem consistência e regularidade são recompensados.

O emblema, que será adaptado e usado em todas as futuras edições do torneio, se inspira em bolas, histórias e cultura do futebol, mostrando as iniciais do torneio “C-W-C” (em inglês, “Club World Cup”) condensadas em um ícone circular. O emblema tem espaço no centro para adicionar os nomes dos clubes das seis confederações que participarão nos Estados Unidos.

“Este é um momento muito especial. Hoje apresentamos a marca do novo Mundial de Clubes da FIFA, que marca o início de uma nova era para o futebol de clubes”, declarou o italiano Gianni Infantino, presidente da FIFA. E acrescentou: “Os times são a base da competição. Mal podemos esperar para ver os 32 melhores clubes do mundo nos Estados Unidos em junho e julho de 2025. Apenas um deles será o campeão. Queremos que os fãs ao redor do mundo expressem o amor e o entusiasmo que sentem pelas suas cores, e que mostrem para o mundo inteiro do que o seu clube é feito e a paixão que desperta.”

Paralelamente, a FIFA trabalhou com a cantora e compositora italiana de pop Gala para que Freed from Desire, uma música emblemática na cultura do futebol, seja o tema oficial do torneio. Devido à sua conexão com os fãs do mundo, incluir essa melodia muito conhecida reforça, segundo destaca a FIFA, “a importância histórica do futebol e dos clubes, ao mesmo tempo em que marca uma nova etapa na evolução deste esporte”.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!