A rua Malasia, conhecida primeiro como Cañita e depois como Arribeños até 1995, é uma via calçada com uma quadra de comprimento, entre Maure e Gorostiaga, com propriedades que ultrapassam um milhão de dólares. A área, a metros da avenida Luis María Campos, é famosa por suas embaixadas, incluindo as da Alemanha, Croácia, Ucrânia e Emirados Árabes, além da emblemática Paróquia São Bento Abade, sinagogas, escolas e universidades privadas.
“Estes 100 metros são um dos lugares mais pitorescos e exclusivos de Buenos Aires. É como pisar no passado para se afastar da agitação urbana; e as fachadas de um e outro lado transportam para diferentes cantos do mundo antigo pela variedade de sua arquitetura, que vai desde o estilo francês, alemão, tudor ou renascentista. Isso o torna um lugar único, e está a algumas quadras da Avenida del Libertador e da Avenida Cabildo”, afirma Martín Pinus, da imobiliária homônima, um homem que conhece perfeitamente este submercado com várias casas à venda em Malasia e também em Gorostiaga.
Na rua Malasia existem mansões de estilo europeu que refletem a riqueza histórica e arquitetônica da região.
Nos arredores, entre as quadras de 11 de setembro, Gorostiaga, Maure, Villanueva e Olleros, abundam as casas de estilo e as árvores.
O beco Malasia, considerado o mais europeu da cidade de Buenos Aires, com casas que na maioria dos casos são “áreas de proteção histórica” da cidade, por seu valor cultural, atrai amantes da história e da arquitetura, bem como turistas que descobrem esta joia e a transformam em um ponto fotográfico e instagrameável.
Algumas das casas têm vistas inigualáveis para a Igreja de São Bento.
Aqueles que se mudam para cá ou para os arredores dificilmente querem deixar suas propriedades. Por isso, neste trecho exclusivo de Buenos Aires, as operações imobiliárias são realizadas com conta-gotas e com cifras milionárias.
A maioria das propriedades tem várias plantas e múltiplos ambientes, terraços com vista para o verde e para o entorno, garagem e, em muitos casos, também jardim, churrasqueira e piscina. E embora mantenham seu estilo exterior e o caráter de sua arquitetura, algumas foram renovadas em seu interior para se adaptarem ao estilo de vida e à funcionalidade esperada por uma demanda que, ao desembolsar milhões de dólares, exige muito.
Os fundos das propriedades da região se destacam pelo verde.
Pinus também destaca “as belas arborizações da região que conectam com a paz da natureza e a segurança oferecida por estar rodeada por importantes embaixadas. Também é uma excelente opção para aqueles que desejam investir em propriedades rentáveis”.