A cidade natal de Martin Luther King e a noiva da América do Norte, Julia Roberts, alcançaram seu maior nível de fama com a celebração dos Jogos Olímpicos de 1996. Até aquele momento, Atlanta, a cidade do sul que deu uma reviravolta nas últimas três décadas, era pouco conhecida, e hoje se posiciona como o epicentro de eventos esportivos de alto nível nos Estados Unidos, sendo igualada apenas por Los Angeles. Ambas sediaram os Jogos Olímpicos e também serão sede da Copa do Mundo de Futebol de 2026, que será realizada no México, Estados Unidos e Canadá.
Este mês, Atlanta adicionará outro evento continental ao seu histórico com a inauguração da Copa América 2024, a competição de futebol para seleções nacionais mais antiga do mundo. O Mercedes-Benz Stadium, casa do Atlanta United da MLS, sediará o jogo de abertura em 20 de junho próximo, marcando o início do primeiro jogo entre Argentina e Canadá, na presença de milhares de fãs latino-americanos.
A cidade de Atlanta foi considerada pela revista Money o melhor lugar para se viver na América do Norte, devido ao seu nível de desenvolvimento semelhante ao das grandes cidades do norte do país, porém com uma densidade populacional mais baixa, clima agradável, oferta de empregos de alta qualidade, custo de vida mais baixo e a famosa hospitalidade do sul. Além disso, tem a melhor conectividade do país. O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta foi o mais movimentado do mundo com mais de 61 milhões de passageiros em 2023.
A cidade dos Braves de Atlanta oferece muito mais do que esportes. Com uma população predominantemente afro-americana, Atlanta possui uma vibrante cena cultural e gastronômica, ocupando a décima terceira posição nas cidades americanas em termos de tamanho, com uma população que ultrapassa meio milhão de habitantes e seis milhões quando se inclui a área metropolitana.
Segundo dados do Censo de 2020, os latinos são o segundo grupo de crescimento mais rápido em Atlanta. A comunidade latina na Geórgia alcança um milhão de habitantes e se concentra na área metropolitana de Atlanta e ao norte do estado, em cidades como Dalton. A cidade abriga uma variedade de restaurantes de comida latino-americana, além de festas populares como “Candela” que ocorre na localidade District.
Um passeio ideal por Atlanta começa no centro da cidade, especificamente no Olympic Park, próximo à antiga sede da CNN e atrações como o Aquário de Georgia e o Museu Mundial da Coca Cola. O bairro de Midtown abriga o High Museum of Art, o Teatro Fox e o Woodruff Arts Center. Já o bairro de Buckhead apresenta ruas residenciais elegantes e lojas de luxo, enquanto a Atlanta BeltLine é um programa de reurbanização urbana que tem transformado a mobilidade na cidade.
O Mercedes-Benz Stadium, sede dos Atlanta Falcons e Atlanta United FC, é um dos recintos esportivos mais modernos dos Estados Unidos, com um teto retrátil em forma de moinho. A estação de metrô Vine City Station fica a 20 minutos do estádio, e os ingressos para a Copa América 2024 variam de 215 a 1.150 dólares.
Georgia sempre permanece na memória daqueles que visitam Atlanta, uma cidade vibrante e diversificada que oferece uma mistura única de história, cultura e entretenimento.