O restaurante fora de Buenos Aires que tem altas chances de ganhar um importante prêmio

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Agustín Baragiola fez uma mudança radical em sua vida: deixou a advocacia para construir um restaurante em sua própria casa. A proposta, que chegou à final do Prix Baron B, se encontra no bairro residencial de Guadalupe, na cidade de Santa Fe. O restaurante se chama Margot e revolucionou a cena gastronômica local com sua cozinha baseada na reinterpretação de receitas do Litoral argentino.

Com 23 anos de idade, Agustín já tinha sua vida resolvida, mas percebeu que a advocacia não era o seu caminho. Sempre foi apaixonado por culinária e sonhava em ter um restaurante. Paralelamente à carreira jurídica, estudou em um Instituto de Cozinha, o que foi fundamental para se tornar autodidata.

Enfrentar o projeto de construir o restaurante Margot não foi fácil, tendo que romper com as expectativas familiares e com estruturas culturais locais. Com o apoio dos pais, o restaurante foi criado com a convicção de que a região tem muito a oferecer gastronomicamente, tendo sido a cozinha do Litoral a grande inspiração.

O restaurante fica na casa da família em Guadalupe, com os vegetais agroecológicos cultivados na horta do restaurante, à vista dos comensais. A proposta gastronômica combina pratos tradicionais do Litoral argentino com uma abordagem moderna e raízes locais fortes, utilizando produtos locais como a pesca do rio e animais de pequenos produtores.

Atualmente, Margot oferece um menu de 7 passos que muda semanalmente, baseado na colheita da horta, carnes maturadas e produtos frescos do rio. Há também um menu à la carte, que varia sazonalmente com um tema específico, para proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica única.

O restaurante foca na produção própria de muitos ingredientes, incluindo vegetais agroecológicos da horta, fermentos e diversos itens utilizados na cozinha. O slogan de Margot é “emotional cooking”, buscando despertar emoções nos clientes através da experiência gastronômica.

Baragiola, o chef e proprietário, chegou à final do Prix Baron B com o prato “Armado, melena de león e espirulina”, compostos por ingredientes cultivados localmente. O restaurante busca promover a sustentabilidade e a conscientização alimentar, valorizando os produtos e práticas locais.

Margot se tornou referência gastronômica na província e na região do Litoral, recebendo comensais de todas as partes seduzidos pela proposta inovadora e pelos sabores únicos da culinária regional.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!