Com a chegada das eleições legislativas nacionais do próximo 26 de outubro, os cidadãos da Cidade Autônoma de Buenos Aires (CABA) se preparam para exercer seu direito de voto e escolher seus representantes no Congresso Nacional. Neste ano, são renovadas três cadeiras no Senado e 13 assentos na Câmara dos Deputados que correspondem à Capital Federal. Nesse sentido, vários eleitores portenhos se questionam onde votar, dúvida que pode ser resolvida ao consultar o caderno eleitoral. Para saber o local, a mesa e o número de ordem atribuído para votação, os eleitores podem consultar o caderno eleitoral online seguindo estes passos:
1. Acesse o site oficial da Câmara Nacional Eleitoral (CNE)
2. Insira os dados pessoais
3. Verificação do usuário
Após preencher o formulário com o número do Documento Nacional de Identidade (DNI), gênero e distrito eleitoral, o sistema fornecerá instantaneamente o endereço do local de votação, número da mesa e número de ordem no caderno eleitoral. A Boleta Única de Papel (BUP) é um modelo de votação que reúne todos os candidatos em uma única cédula, garantindo a presença de toda a oferta eleitoral no dia da eleição em cada local de votação.
O design da BUP foi concebido para facilitar a visualização e escolha do eleitorado. Os partidos políticos são organizados verticalmente em colunas, enquanto as categorias de cargos a serem escolhidos são apresentadas horizontalmente em fileiras. Ao lado de cada cargo, uma caixa em branco é disponibilizada para que o eleitor assinale seu candidato ou lista de preferência. Na cédula da CABA, os candidatos a senadores nacionais terão seu nome, sobrenome e fotografia em cores. Para a lista de deputados nacionais, serão incluídos os nomes dos cinco primeiros postulantes da lista e as fotografias dos dois primeiros candidatos.
O eleitor deve entregar seu DNI para verificação da identidade e recebimento da BUP, assinada pela autoridade da mesa, e de uma caneta. Na cabine de votação, deve-se marcar o casillero correspondente ao candidato ou lista escolhida, lembrando de realizar apenas uma marca por categoria. Após marcar a preferência, a cédula é dobrada e depositada na urna. Ao finalizar, o eleitor recebe a constancia de voto junto com seu DNI.