Sempre é útil prestar atenção ao conselho de um dos cofundadores da Microsoft e proeminente filantropo para alcançar o sucesso. Nada garante que colocar em prática suas ideias o levará a se transformar em um empresário milionário e consagrado, mas existem grandes chances de que suas ideias agreguem valor.
Nesse sentido, o empresário compartilhou uma seleção de quatro livros que recomenda ler. Ele fez isso por meio de seu blog pessoal e revelou que esses livros têm um tema comum: o serviço aos outros.
“Os livros e séries de TV da minha lista de leituras para o verão (no hemisfério norte) tratam sobre a ideia de servir aos outros: por que o fazemos, o que pode dificultar e por que deveríamos fazê-lo de qualquer maneira. Um deles é uma novela sobre os sacrifícios que as enfermeiras americanas fizeram na frente da guerra do Vietnã. Outro é um chamado para ser mais generoso na era digital (e um guia para fazê-lo)”, explicou.
“Outros incluem uma reflexão sobre como se conectar com outras pessoas e uma visão da evolução de como os professores apoiam seus alunos. Mesmo a série de TV é um programa fictício sobre agentes do governo que protegem seu país. Eu não tinha a intenção de explorar a ideia do serviço, mas sem dúvida, é tão relevante hoje como sempre. Em uma época em que as guerras dominam as manchetes e nossa política está cada vez mais polarizada, é inspirador valorizar aqueles que ajudam os outros e pensar em como podemos ser mais generosos em nossas próprias vidas”, afirmou.
A seguir, apresentamos os quatro livros que Bill Gates considera essenciais para quem busca inspiração no altruísmo e na generosidade.