As expectativas eram muito altas quando foi revelado que a Argentina enfrentaria a França nos quartos de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Não só pelo último antecedente na final da Copa do Mundo 2022, mas também pela rivalidade gerada a partir do polêmico vídeo de Enzo Fernández nos festejos da última Copa América. No entanto, desta vez, eles enfrentaram novos rostos, pois é uma seleção sub-23 com três jogadores mais experientes: Julián Álvarez, Nicolás Otamendi e Gerónimo Rulli. Antes e durante o jogo, os usuários não deixaram passar nenhum detalhe e compartilharam divertidos memes sobre o significado desta final antecipada transmitida pela TV Pública e TyC Sports.
Nas últimas competições internacionais, Argentina e França proporcionaram grandes espetáculos de futebol e, aos poucos, a rivalidade entre Lionel Messi e Kylian Mbappé cresceu. No entanto, desta vez eram jogadores diferentes, já que os que se enfrentaram eram sub-23.
Os onze titulares escolhidos por Javier Mascherano foram: Gerónimo Rulli; Joaquín García, Marco Di Césare, Nicolás Otamendi e Bruno Amione; Ezequiel Fernández e Cristian Medina; Giuliano Simeone, Thiago Almada e Kevin Zenón; Julián Álvarez. Enquanto o francês Thierry Henry levou para o campo: Guillaume Restes; Kiliann Sildillia, Loic Bade, Castello Lukeba e Adrien Truffert; Enzo Millot, Manu Kone e Joris Chotard; Michael Olise; Jean-Philippe Mateta e Alexandre Lacazette (capitão).
O clima hostil dos locais contra a Albiceleste foi sentido desde o Hino Nacional Argentino, que foi vaiado no estádio Matmut Atlantique em Bordeaux. Como Javier Mascherano havia pressagiado antes do jogo: “Certamente haverá hostilidade. Se assim for, desempenhará seu papel, mas nos concentramos em jogar futebol, que é o que podemos controlar. E o resto não depende de nós”. Diante da adversidade, uma das imagens que viralizou nas redes sociais foi a expressão séria de Julián Álvarez ao ouvir as vaias francesas, o que lhe deu mais motivos para buscar a vitória.
Antes do início da partida das quartas de final às 16 horas da Argentina, as redes sociais se expressaram com memes divertidos, especialmente quando a França saiu na frente nos primeiros minutos do jogo. A equipe local marcou o gol em um escanteio cobrado por Michael Olise e cabeceado por Jean-Philippe Mateta, que antecipou o primeiro poste marcado por Nicolás Otamendi e foi alvo de memes pelos usuários das redes sociais.
No entanto, ao longo do primeiro tempo, a equipe comandada por Javier Mascherano teve chances claras de empatar o jogo, melhorou seu ataque e por pouco não terminou com o placar igualado. Mesmo assim, as imagens que circularam nas redes sociais foram impiedosas com alguns protagonistas deste encontro.
Finalmente, o jogo terminou 1 a 0 a favor da França e houve distúrbios entre os jogadores assim que o árbitro apitou o final.