O Boca Juniors está passando por momentos de tensão e incerteza. Uma crise esportiva que requer uma solução urgente. A renúncia do técnico Diego Martínez após as derrotas sucessivas no Campeonato Profissional de 2024 para Racing (2 a 1), River Plate (1 a 0) e Belgrano de Córdoba (2 a 0), foi o estopim para uma situação que já vinha se desenhando. A partir de agora, a diretoria liderada por Juan Román Riquelme, e respaldada por um Conselho de Futebol cada vez mais criticado pelos torcedores, deve contratar um treinador com personalidade e caráter, atributos ainda mais importantes para a realidade atual do Mundo Boca do que o aspecto puramente futebolístico.
A lista de possíveis treinadores é extensa. Fala-se desde a possibilidade do retorno de Guillermo Barros Schelotto ou Rodolfo Arruabarrena, até a aposta na chegada de Fernando Ortiz, passando por nomes com passagem pelo clube como Fernando Gago, Antonio Mohamed e Cristian ‘Kily’ González, e até mesmo por outros que nunca estiveram próximos ao clube como Abel Ferreira, Luis Zubeldía, Eduardo Domínguez ou Gustavo Quinteros. De qualquer forma, a única certeza é de que Mariano Herrón atuará como interino nos próximos meses.
Eliminado da Copa Sul-Americana (foi derrotado nas oitavas de final pelo Cruzeiro), o time da Bombonera está lutando em duas frentes: o Campeonato Profissional (LPF), onde está em 12º lugar, e a Copa Argentina, onde enfrentará o Gimnasia La Plata nas quartas de final. Além dos títulos em jogo, o objetivo em comum é a classificação para a próxima Copa Libertadores, a qual ainda pode ser alcançada de três maneiras: sendo campeão de algum dos torneios, ou somando pontos suficientes na LPF para se classificar através da Tabela Anual, onde está em oitavo lugar (os três primeiros se classificam, com a possibilidade de abrir mais uma vaga se um deles for campeão).
O Boca enfrentará o Gimnasia duas vezes até o final do ano, pelo campeonato e pela Copa Argentina. Se conquistar o título, disputará no encerramento da temporada o Troféu dos Campeões de 2024 contra o Estudiantes de La Plata, vencedor da Copa da Liga de 2024. O vencedor da série avançará para as semifinais da Copa Argentina, onde enfrentará o Vélez.