Partidas de River em 2025 e as datas chave do calendário

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

No decorrer do ano de 2025, o River Plate disputará no mínimo cinco torneios: Apertura e Clausura da Primeira Divisão, Copa Argentina, Copa Libertadores e Mundial de Clubes, embora também tenha pendente a Supercopa Internacional 2023 contra o Talleres de Córdoba (não há indicações sobre a realização da mesma). Essa quantidade poderia aumentar se jogar a Sul-Americana, a Supercopa Argentina e o Troféu dos Campeões, algo que só acontecerá se determinados resultados ocorrerem. Para jogar o primeiro desses três torneios, o River deve ficar em terceiro em sua zona na Libertadores; para o segundo teria que ganhar a Copa Argentina ou ficar em primeiro na Tabela Anual (ainda não confirmado se a Supercopa será realizada); e para o terceiro está obrigado a ser campeão no Apertura ou no Clausura.

Em nível local, o calendário dos torneios da Primeira Divisão do futebol argentino mudará notavelmente para a próxima temporada. Não será mais disputada uma Copa da Liga e uma Liga Profissional como nos últimos anos, mas sim diretamente haverá Apertura e Clausura. No entanto, apesar de serem rotulados de liga e contarem como tal na contagem de títulos, terão formato de copa, com duas zonas de 15 equipes (idênticas e com a localia invertida entre um torneio e outro), 16 rodadas – uma interzonal e uma para cada time contra seu rival clássico ou “parceiro” – e rodadas de eliminação desde as oitavas de final em diante.

O River integra a zona B junto com Deportivo Riestra, San Martín de San Juan, Atlético Tucumán, Lanús, Sarmiento de Junín, Talleres de Córdoba, Gimnasia de La Plata, Godoy Cruz, San Lorenzo, Independiente, Instituto, Rosario Central, Vélez e Platense. No Apertura, fará sua estreia contra o Platense como visitante (no Clausura fará o mesmo contra o mesmo rival, mas em casa) no final de semana de 26 de janeiro. Na rodada 8, a interzonal, enfrentará o Estudiantes no Monumental; enquanto o Superclássico contra o Boca será na 15ª rodada, também no Monumental.

Na Copa Argentina, torneio em que foi campeão em 2015-16, 2016-17 e 2018-19, iniciará sua participação contra o Ciudad Bolívar, representante do Federal A, com data e local a definir. Se avançar, enfrentará o San Martín de Tucumán ou o Colón. Aos demais times denominados ‘grande’ poderá cruzá-los em fases mais avançadas: o Racing nas quartas de final, o San Lorenzo na semifinal, e o Independiente ou Boca apenas em uma possível final.

Na Libertadores, por sua vez, se classificou diretamente para a fase de grupos através da Tabela Anual do futebol argentino, que contou os pontos obtidos na Copa da Liga e na Liga Profissional 2024. Conhecerá seus três adversários da fase inicial no sorteio de 19 de março, no qual haverá quatro potes diferentes com oito equipes em cada um, organizadas em ordem ascendente de acordo com o ranking Conmebol de 16 de dezembro deste ano: River estará no primeiro pote, pois está no topo dessa classificação.

Por último, no Mundial de Clubes, que ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos, a equipe dirigida por Marcelo Gallardo integra o grupo E com Inter de Milão (Itália), Monterrey (México) e Urawa Red Diamonds (Japão). A estreia será na terça-feira, 17 de junho, no Lumen Field de Seattle contra a equipe japonesa. Em seguida, no sábado, 21, no Rose Bowl Stadium de Los Angeles, enfrentará a equipe dirigida por Martín Demichelis. Na terceira rodada, a equipe do bairro de Núñez enfrentará o Neroazzurro, favorito ao primeiro lugar e com Lautaro Martínez e Joaquín Correa em seu elenco.

Se ficar em primeiro ou segundo lugar na classificação após as três rodadas da fase inicial, o River entrará entre os 16 melhores times da Copa do Mundo e enfrentará um time do grupo F, no qual estão o Fluminense do Brasil, o Borussia Dortmund da Alemanha, o Ulsan da Coreia do Sul e o Mamelodi Sundowns da África do Sul. Se terminar em terceiro ou quarto, encerrará sua participação no campeonato. O River sonha em entrar entre os 16 melhores do Mundial de Clubes; tudo indica que disputará o segundo lugar com o Monterrey.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!