Partidos de Boca em 2025 e as datas-chave do calendário

  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Ao longo de 2025, o Boca Juniors competirá em, pelo menos, cinco torneios: Abertura e Clausura da Primeira Divisão, Copa Argentina, Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Esta quantidade poderia aumentar para sete com a inclusão da Sudamericana, a Supercopa Argentina e o Troféu dos Campeões, dependendo dos resultados obtidos. Para jogar nos três primeiros torneios mencionados, o Boca Juniors deve perder na Fase 3 do Qualificado da Libertadores ou se classificar para a etapa de grupos e terminar em terceiro lugar; para o segundo, teria que ganhar a Copa Argentina ou terminar em primeiro na Tabela Anual (ainda não está confirmada a realização da Supercopa); e para o terceiro, é necessário conquistar o título no Abertura ou no Clausura.

Quanto aos torneios locais, o calendário da Primeira Divisão do futebol argentino mudará significativamente para a próxima temporada. Não haverá mais uma Copa da Liga e uma Liga Profissional, como ocorreu nos últimos anos, mas sim diretamente Abertura e Clausura. No entanto, apesar de serem rotulados como liga e contarem como tal na contagem de títulos, terão um formato de copa, com duas zonas de 15 equipes (iguais e com a ordem de mandos invertida entre os torneios), 16 rodadas – uma interzonal e uma partida contra o rival clássico ou “parceiro” de cada equipe – e fases eliminatórias a partir das oitavas de final.

O Boca Juniors integra a Zona A juntamente com Argentinos Juniors, Aldosivi, Central Córdoba, Banfield, Barracas Central, Belgrano, Defensa y Justicia, Estudiantes de La Plata, Independiente Rivadavia, Huracán, Racing, Unión de Santa Fe, Newell’s e Tigre. No Abertura, o Boca fará sua estreia em casa contra o Argentinos Juniors (no Clausura fará o mesmo contra o mesmo adversário, mas como visitante) no final de semana de 26 de janeiro. Na 8ª rodada, a interzonal, enfrentará o Rosario Central na Bombonera; enquanto o Superclásico contra o River será na 15ª rodada no Monumental.

Na Copa Argentina, onde é o maior campeão com quatro títulos conquistados em 1969, 2011-12, 2014-15 e 2019-20, o Boca fará sua estreia contra o Argentino de Monte Maíz, representante do Federal A, com data e local a definir. Caso avance, enfrentará o Atlético Tucumán ou o All Boys. Poderá enfrentar os outros “grandes” em fases posteriores: o Independiente nas quartas de final, e Racing, San Lorenzo ou River somente em uma hipotética final.

No que diz respeito à Libertadores, o Boca Juniors terá que superar duas fases de eliminatórias, denominadas Fases 2 e 3, para avançar para a fase de grupos. Na Fase 2, seu oponente será a equipe vencedora da série da Fase 1 entre Alianza Lima (Peru) ou Nacional (Paraguai). O primeiro jogo será na semana de 21 de fevereiro e o segundo na Bombonera na semana seguinte. Na Fase 3, o Boca poderá enfrentar o Independiente Santa Fe (Colômbia) ou o Deportes Iquique (Chile).

Caso se classifique entre os quatro da fase de grupos, o Boca, segundo maior campeão da história do torneio com seis conquistas, integrará o Pote 4 no sorteio e poderá enfrentar o River Plate ou qualquer outra equipe argentina (Vélez, Estudiantes, Racing, Central Córdoba ou Talleres).

Por último, no Mundial de Clubes, que acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos, a equipe comandada por Fernando Gago estará no Grupo C junto com o Benfica de Portugal, Bayern Munich da Alemanha e Auckland City da Nova Zelândia. O Boca estreará na segunda-feira, 16 de junho, contra o time onde jogam os argentinos Ángel Di María, Nicolás Otamendi, Benjamín Rollheiser e Gianluca Prestianni, no Hard Rock Stadium de Miami. Na segunda rodada, na sexta-feira, 20, enfrentará o time bávaro no mesmo local, e na terceira rodada da fase enfrentará os neozelandeses no GEODIS Park de Nashville na terça-feira, 24.

Se terminar em primeiro ou segundo lugar na tabela após as três rodadas da fase inicial, o Boca avançará para as oitavas de final e enfrentará uma equipe do Grupo D, que inclui Flamengo do Brasil, Chelsea da Inglaterra, León do México e Esperance da Tunísia. Caso termine em terceiro ou quarto lugar, encerrará sua participação no campeonato.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!