Rio, do balanço milionário para o investimento recorde: os novos desafios do clube após o golpe na Libertadores

  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

O melhor balanço da história do River. Assim apresentou o presidente Jorge Brito o exercício contábil 2023-2024, que conta com um superávit de quase 62 milhões de dólares e é o quinto consecutivo com resultado positivo. Rumo ao seu último ano como mandatário em Núñez, mais uma vez terá como grande objetivo no futebol profissional a tão desejada Copa Libertadores para quebrar a hegemonia brasileira dos últimos seis anos. O golpe da eliminação nas semifinais diante do Atlético Mineiro no Monumental, sede da final que se aproxima, ainda paira no ar. Mas, enquanto isso, avança em seu ambicioso plano de investimento em infraestrutura para transformar não apenas o estádio, mas também a dinâmica vida diária do clube.

Um dos pontos mais destacados do balanço é o patrimônio líquido do clube, que cresceu 36%, alcançando quase 250 milhões de dólares. Além disso, assim como ocorreu em 2022-23 (superávit de 53 milhões de dólares), o exercício voltou a entregar resultado operativo positivo sem contabilizar a venda de jogadores. “Graças a esses resultados recordes, estamos realizando o maior investimento na história do River em infraestrutura para melhorar nossas instalações e proporcionar mais conforto e benefícios aos nossos sócios e atletas, a fim de continuar crescendo como clube”, comentou Brito sobre o que está por vir, questionado pelo LA NACIÓN.

Dentro da análise do melhor balanço da história, quão importante é para o clube não depender da venda de jogadores hoje?

É muito importante, pois nos permite manter uma equipe a longo prazo, o que é o ideal para trabalhar e melhorar. É algo positivo, já que não estamos desesperados para vender e isso nos permite rejeitar ofertas se as considerarmos baixas ou se não for o momento certo. Mas claro, também depende do jogador e da comissão técnica.

Como são compostas hoje as receitas do River?

Além de todas as receitas ligadas ao futebol profissional, como a receita de ingressos ou relacionada a torneios internacionais, o crescimento continua sendo potencializado com novas linhas de negócios, como por exemplo, o naming e novos contratos com serviços gastronômicos. Em patrocínios, duplicamos as receitas em dólares em relação a 2021. Trabalhamos muito para fortalecer a marca River. Mas também focamos na venda de novas localidades, como os novos camarotes das tribunas Centenario e Sivori, paddock e hospitalidade, entre outros. A venda de ingressos e ser o segundo clube com mais sócios do mundo também faz com que tenhamos uma receita constante e ordinária que ajuda o River a ter seus próprios recursos para continuar crescendo e investindo, seja em obras, infraestrutura, formativas ou futebol profissional.

Quanto dinheiro é projetado aproximadamente para investir no mercado do futebol profissional em 2025?

Atualmente temos um ótimo elenco, mas mesmo assim, em todas as janelas de transferências tentamos melhorar a equipe e reforçá-la. Chegará o momento, ao final da última rodada, para nos reunirmos com a comissão técnica e ver as possibilidades que temos de ter um elenco mais competitivo, tendo em mente que no próximo ano, além do habitual, disputaremos o Mundial de Clubes.

Embora o próprio Marcelo Gallardo não tenha desistido da briga na Liga Profissional, os próximos dois meses para o River terão como principal objetivo assegurar a vaga na próxima Copa Libertadores e iniciar o planejamento da montagem do elenco para um 2025 que terá o Mundial de Clubes como grande atração. As duas vitórias seguidas sobre Banfield e Instituto melhoraram a posição da equipe na tabela anual, embora a luta pelo título na Liga Profissional liderada pelo Vélez ainda pareça algo distante. De qualquer forma, neste momento, o impulso serve para amenizar a queda diante de sua própria torcida no cenário que se esperava ser o da consagração na Libertadores.

Enquanto se espera para saber qual será a estratégia do treinador para essa janela de transferências, hoje o River também bate recorde de investimento de mais de 200 milhões de dólares. Assim, além das reformas ainda em desenvolvimento no estádio, que conta com 84.567 espectadores e caminha para ser 360°, também se delineiam outras três obras com novas instalações.

O River já iniciou a construção de um novo Centro de Alto Rendimento para as Divisiones Formativas masculinas e femininas, com 7,3 hectares e localizado a um quilômetro do estádio. E depois, dentro do terreno do clube, será construído um novo prédio escolar para o Instituto River, separado das arquibancadas e destinado aos mais de 1700 alunos; e também será construído um novo complexo esportivo, com campos de hóquei, futsal, handebol e vôlei para mais de 5000 sócios federados.

Para sustentar o financiamento dessas três obras, no início de outubro o River recorreu ao mercado de capitais com o Fideicomisso Financeiro Club River Plate: recebeu ofertas de 26.000 milhões de pesos, 31,5% acima do montante a ser colocado, e foram colocadas 2.925 ordens. Trata-se de um fideicomisso com ajuste UVA em 30 meses e uma taxa de 9% ao ano sobre o capital indexado.

“Consolidamos um modelo de gestão sustentável, que nos permite fazer e construir uma Instituição cada vez maior. Também adquirimos jogadores de renome e estamos fortalecendo nossas divisões formativas. O clube cresce e está cada vez mais forte”, encerrou Brito.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!