Marcelo Gallardo já possui cinco reforços confirmados, mas está em busca de mais. A construção do River 2025, como é oficialmente definido pelo clube em suas redes sociais, segue em firme caminho. E a prioridade do mercado de transferências agora é fechar os três nomes pelos quais houve maior aceleração nas últimas horas: Gonzalo Montiel, Lucas Esquivel e Sebastián Driussi. Tudo indica que os três jogadores acabarão chegando ao Millonario, mas não é só isso.
O processo de retorno de Gonzalo Montiel está mais avançado, embora ainda não haja um acordo definitivo com o Sevilla por sua ficha. Segundo informações apuradas, o clube espanhol pede cerca de cinco milhões de euros e as negociações continuam para chegar a um entendimento definitivo. Inicialmente, o River não havia atingido as exigências do Sevilla, que busca uma quantia fixa alta e baixos montantes variáveis por objetivos, e aguarda uma nova oferta que ainda não chegou.
Enquanto isso, o lateral direito, de 28 anos, já tomou uma decisão: possui contrato acertado até 2028 com o clube do coração e espera retornar. Apesar de ter sido titular na derrota por 4 a 1 contra o Almería em um jogo da Copa do Rei no último final de semana, ele jogou apenas 375 minutos na temporada ao longo de 10 jogos (sendo titular em 4) e está em baixa consideração pelo técnico do Sevilla, Francisco Javier García Pimienta. Em Núñez, esperam resolver a situação antes do final de semana para que Cachete retorne ao país, faça o exame médico, assine o contrato e se una o mais rápido possível à pré-temporada em San Martín de los Andes.
Para Sebastián Driussi, a situação é diferente. Primeiramente, porque o River sabe que terá que desembolsar uma quantia muito maior pelo atacante, que é destaque do Austin FC: a transferência oscilará entre sete e nove milhões de dólares, de acordo com variáveis. E em segundo lugar, porque, por ser jogador franquia da equipe – excluído do teto salarial -, a MLS deve autorizar sua transferência antes que ele possa sair. Apesar disso, há um ponto a favor: Austin já contratou o atacante estadunidense Brandon Vázquez, que também ocupará uma vaga de jogador designado e custou 10 milhões de dólares ao Rayados de Monterrey. Assim, todas as partes garantem que o retorno do atacante que disputou 104 jogos, marcou 28 gols e conquistou oito títulos entre 2013 e 2017 com a camiseta vermelha e branca, está encaminhado.
Giuliano Galoppo, o reforço que o River tirou do Boca River. Após um 2024 com oito gols em 30 jogos oficiais e com contrato vigente até dezembro (com possibilidade de extensão até 2026), Driussi seria o segundo atacante da janela de transferências do Millonario, que já contratou Gonzalo Tapia (livre da Universidad Católica) e espera a possível transferência de Pablo Solari para o exterior. Enquanto Facundo Colidio, Miguel Borja e Ádam Bareiro continuam no elenco, o jovem Agustín Ruberto pode ser emprestado para ganhar minutos devido à superlotação na posição.
Para a linha defensiva, o River não está satisfeito apenas com os retornos de Lucas Martínez Quarta e Gonzalo Montiel, mas busca também um lateral esquerdo nesta janela de transferências para competir com Marcos Acuña e Milton Casco – cujo contrato termina em dezembro. Embora o chileno Gabriel Suazo, ex-Colo Colo e atual jogador do Toulouse francês, estivesse entre as possibilidades, o nome que atualmente desponta é o de Lucas Esquivel.
Com a queda do Athletico Paranaense para a segunda divisão brasileira, seu nome foi oferecido e aproximado à equipe técnica e as características do lateral agradam o Muñeco. Por isso, nas últimas horas, o River fez uma primeira oferta formal pelo argentino: 2,5 milhões de dólares, mais um milhão em objetivos, por 50% de sua ficha. A oferta foi recusada pela diretoria do Furacão, que espera receber pelo menos 3,5 milhões por essa porcentagem. Anteriormente, no Brasil, pagaram 2 milhões de dólares por 90% de seu passe ao Tatengue, que ainda detém a parte restante. Entre 2023 e 2024, jogou 76 partidas, marcou dois gols, deu dez assistências e tem contrato até 2028.
Claudio Echeverri e Enzo Díaz não estão mais. Nicolás Fonseca (para o Bragantino) e Daniel Zabala (para o Unión) devem sair nos próximos dias. Enzo Pérez, Gonzalo Tapia, Matías Rojas, Giuliano Galoppo e Lucas Martínez Quarta já treinam com Gallardo em San Martín de los Andes como os primeiros cinco reforços do ano. Gonzalo Montiel, Sebastián Driussi e Lucas Esquivel aguardam a resolução de suas negociações para aumentar para oito o número de contratações. Mas o River não se retira do mercado por isso: o Muñeco planeja continuar em busca de um volante central e outro atacante para completar o elenco. Praticamente um novo time para renovar as esperanças.