“Seria ideal repetir o desempenho do primeiro tempo que tivemos em Lima, mas não é fácil. O futebol está muito equilibrado, ninguém dá nada de graça. Temos que ampliar nosso domínio no tempo”, diz Marcelo Gallardo, antes da partida com o Barcelona.
A escalação do River, confirmada por Marcelo Gallardo: Franco Armani; Gonzalo Montiel, Lucas Martínez Quarta, Paulo Díaz e Marcos Acuña; Enzo Pérez; Franco Mastantuono, Kevin Castaño, Maximiliano Meza e Facundo Colidio; Sebastián Driussi.
A escalação do Barcelona, confirmada: Contreras; Carabalí, Arreaga, Vallecilla e Chala; Dixon e Johnny Quiñones; Janner, Valiente e Solano; Rivero. O treinador é Segundo Castillo, geralmente vestido de forma elegante nos campos de jogo.
River e Barcelona se enfrentaram em quatro ocasiões pela Copa Libertadores, com três vitórias para os argentinos e uma única para os equatorianos, ainda que muito valiosa porque a alcançaram em Guayaquil (1-0) em 1990 e depois conseguiram vencer nos pênaltis para avançar à final.
Barcelona teve que remar para chegar ao Monumental, pois entrou no Grupo B depois de passar por duas eliminatórias, onde superou o El Nacional primeiro e depois teve a audácia de surpreender o Corinthians brasileiro, enviando-os para a Copa Sul-Americana. O Torero lidera as posições do campeonato equatoriano com 15 pontos após sete rodadas e mesmo tendo um jogo adiado, com uma campanha notável, que inclui apenas uma derrota.
River terá que disputar a partida com portões fechados, sem poder contar com seu público, devido a uma punição imposta pela Conmebol pelo uso excessivo de pirotecnia e pelos gestos racistas de alguns de seus torcedores nas semifinais do ano passado contra o Atlético Mineiro.
No último sábado, o Millonario teve que se contentar com um empate discreto de 1-1 com o modesto Sarmiento, que acabou transformando Franco Armani em figura do jogo. A única notícia boa que River teve daquele jogo foi que o atacante colombiano Miguel Borja voltou a marcar após sete jogos sem gols. Marcelo Gallardo saiu do estádio sem fazer declarações.
Ambos venceram em suas estreias no torneio continental. O River conquistou os três pontos no Peru, onde venceu por 1-0 o Universitário, enquanto o Ídolo del Astillero venceu pelo mesmo placar o Independiente del Valle em um confronto equatoriano. Em Lima, o River ofereceu alguns momentos interessantes.
A partida será disputada às 21h30, no Monumental, que estará vazio devido a uma punição imposta pela Conmebol em 2024.
Um dos candidatos à conquista da Copa Libertadores 2025, o River busca outra vitória em um dos principais jogos da segunda rodada do Grupo B, no confronto com o Barcelona, de Guayaquil, que buscará causar um grande impacto.