Sorteio da Copa Libertadores 2025, ao vivo: a cerimônia e os grupos, minuto a minuto

  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Grupo H: Peñarol, Olimpia e San Antonio, de Cochabamba.
Grupo E: Colo Colo, Fortaleza e Atlético Bucaramanga, da Colômbia.
Grupo D: São Paulo, Libertad e Alianza Lima.
Vélez volta a jogar a Libertadores.

Grupo A: Botafogo, Universidad de Chile e Carabobo.
River terá como adversário o Independiente del Valle, na altitude de Quito, Universidad do Peru e Barcelona, de Guayaquil. Dois adversários do Equador.
River foi escolhido para o Grupo B. Botafogo no A, Flamengo no C, São Paulo no D, Racing no E, Nacional de Montevidéu no F, Palmeiras no G e Peñarol no H.
Uma imagem das zonas da Libertadores.

Com a presença de Felipe Melo, campeão de três troféus, e Sebastián Battaglia, com quatro, começa o sorteio da Copa Libertadores.
Pancho Sá, com seis Libertadores, e Sebastián Battaglia, com quatro, foram homenageados com uma réplica da Libertadores.
Domínguez pede desculpas públicas por não ter ido ao velório de Juan Izquierdo, em agosto passado, por um ataque cardíaco durante um jogo. “Quero pedir desculpas à família, aos torcedores, aos companheiros de Juan, ao Nacional, à AUF e ao futebol uruguaio por não ter estado presente naquele momento tão especial que viveram. A Conmebol deveria ter acompanhado e por isso peço desculpas hoje”, declarou. Assim começou o discurso.

Sebastián Battaglia e Pancho Francisco Sá, emocionados.
Grupo G: Vasco da Gama, Academia de Puerto Cabello (Venezuela) e Melgar, do Peru.
Grupo E: Cruzeiro, Palestino e Mushuc Runa, do Equador, fundado em 2 de janeiro de 2003.
Grupo D: Grêmio, Sportivo Luqueño e Atlético Grau, do Peru. Lanús, um dos participantes da Sul-Americana.
A zona mais efervescente, a do Huracán, a C: América de Cali, Corinthians e Racing, do Uruguai.
O Halcon, campeão da Sul-Americana 2020, jogará com Universidad Católica, do Equador, Cerro Largo, do Uruguai e Vitória, do Brasil.
O Rojo, antigo Rei de Copas, terá uma zona exigente: Guaraní, do Paraguai (terceiro na liga paraguaia, a 7 pontos do líder), Nacional Potosí, da Bolívia, a 4100 metros acima do nível do mar e Boston River, do Uruguai. Costas, com o fundo do Independiente.

Tantas vezes criticou que a cor vermelha o afetava, que Costas escolheu… a bolinha do Independiente, a primeira que saiu no sorteio.
O Independiente está no Grupo A e Defensa y Justicia, no Grupo B, entre os primeiros selecionados, com Gustavo Costas no centro. Lanús vai para o Grupo G. Huracán se junta à zona do América de Cali.
O evento começa com uma calorosa homenagem a Gustavo Costas, de gandula a campeão da Copa Libertadores com o Racing. E ele recebeu uma réplica do troféu.
Com a presença de Alejandro Domínguez, o presidente da Conmebol, começa a cerimônia e o sorteio da Sul-Americana primeiro e da Libertadores depois.

Botafogo é o único time com lugar confirmado, na antevisão do sorteio. A equipe brasileira, campeã da Libertadores 2024, buscará defender o título como cabeça de série do Grupo A.
Marcos Angeleri é o diretor esportivo do Estudiantes. Foi ele quem escolheu Eduardo Domínguez como treinador. “Sempre acreditei que Domínguez era o técnico certo. A mística é o que mais nos destaca nessas competições”, advertiu.
“Queremos o mesmo que os torcedores querem”, disse Gustavo Costas, o treinador do Racing, campeão da Sul-Americana e agora um dos candidatos na Libertadores. Ele fará parte do sorteio da Sul-Americana, sempre com muita simpatia.
Francisco Pedro Manuel Sa, Pancho para o mundo do futebol, tem um recorde formidável. Venceu seis vezes a Copa Libertadores da América, sendo o jogador que mais vezes levantou o cobiçado troféu. Quatro com o Independiente, duas com o Boca: por esse feito, será homenageado esta noite.
Sebastián Battaglia também falou sobre a ausência do gigante. “É estranho não ter o Boca, é um momento difícil para o clube. Eles têm um ano para se classificar para o próximo ano, mas é estranho não ter uma potência como o Boca”, afirmou o treinador, que foi campeão na Bombonera, agora dirige o San Miguel e será homenageado pela Conmebol.
Jorge Almirón é o treinador do Colo Colo. Em um momento de folga, ele se permitiu comentar sobre a ausência do Boca, time com o qual chegou à final de 2023. “No pouco tempo em que estive no Boca, sei o que significa e especialmente a Copa Libertadores. Provavelmente não foi a vez deles agora, mas eles vão se preparar para o que vem. Eles têm um grande elenco e um bom treinador. O futebol é muito difícil, nosso trabalho é bastante completo, são desafios e espero que as coisas melhorem”, afirmou.
Ricky Álvarez é o coordenador de futebol do Vélez, campeão do último campeonato local e que começou o ano muito mal. Sebastián Domínguez renunciou rapidamente e será substituído por Guillermo Barros Schelotto. É assim que o dirigente vê: “A derrota é pura aprendizagem. Não começamos bem o ano, estamos tentando fazer as coisas direito. Às vezes o caminho é estressante, mas estou em casa: Já temos quase tudo pronto com Guillermo, a ideia é que ele seja apresentado nesta quarta-feira.”
A fase de grupos será composta pelos times representantes da Argentina (6), Brasil (6), os 16 times classificados da primeira rodada e os quatro times perdedores dos confrontos da Terceira Fase da Copa Libertadores. Esses 32 clubes serão divididos em 8 grupos de quatro times cada um.
Nesta segunda-feira, também será realizado o sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana, torneio que teve o Racing como último campeão. Neste torneio, assim como na Libertadores, haverá seis clubes argentinos: Godoy Cruz, Huracán, Lanús, Independiente, Unión e Defensa y Justicia.
Carabobo (Venezuela), Atlético Bucaramanga (Colômbia), Central Córdoba, de Santiago del Estero, San Antonio Bulo Bulo (Bolívia), Alianza Lima, Bahía (Brasil), Cerro Porteño e Barcelona, de Guayaquil.
Atlético Nacional (Colômbia), Vélez, Fortaleza, Sporting Cristal, Universitario (Peru), Talleres, Deportivo Táchira (Venezuela) e Universidad de Chile.
Olimpia, Liga de Quito, Internacional de Porto Alegre, Libertad (Paraguai), Independiente del Valle (Equador), Colo Colo, Bolívar e Estudiantes de La Plata.
Botafogo, River, Palmeiras, Flamengo, Peñarol, Nacional de Montevidéu, São Paulo e Racing.
Gustavo Costas, o fiel crente da Academia.

As chaves de eliminação direta da Copa Libertadores 2025 até as semifinais serão disputadas com jogos de ida e volta e serão resolvidas nos estádios das equipes melhores colocadas na primeira etapa. A definição está prevista para 29 de novembro em um estádio a ser definido (estão cotadas arenas de Brasília, Montevidéu e Lima).
O formato de jogo da Copa Libertadores 2025 será semelhante às competições de 2023 e 2024. Os participantes serão divididos em oito grupos de quatro cada um. Aí, eles se enfrentarão todos contra todos em duas rodadas (seis jogos) e os dois melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas de final. Os terceiros continuarão competindo na Copa Sul-Americana, também a partir das oitavas.
A única restrição para o sorteio é que duas equipes do mesmo país não podem compartilhar o mesmo grupo, exceto se uma delas vier do repescagem. Alianza Lima (algoz do Boca), Barcelona de Guayaquil, Cerro Porteño e Bahia, do Brasil, podem integrar um grupo em que já haja uma equipe de seus respectivos países. Isso não acontecerá com as equipes de nosso meio.
Os clubes foram divididos em quatro potes de oito cada um de acordo com a classificação da Conmebol. No pote 1 estão os oito cabeças de série que ocuparão a primeira posição em cada grupo (Botafogo será A1 como defensor do título) e entre eles, River e Racing, os únicos fortes de nosso meio.
A cerimônia está programada para as 20h (horário argentino) e será transmitida ao vivo pelo ESPN, Fox Sports e Telefé, canais que podem ser sintonizados online nas plataformas digitais Flow, DGO e Telecentro Play. Além disso, o evento também será exibido nos canais do YouTube da Conmebol Libertadores e Sul-Americana, Disney+ e Pluto TV.
A Confederação Sul-Americana de Futebol realizará nesta segunda-feira em sua sede em Assunção, no Paraguai, o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores, na qual os 32 clubes que acessaram essa fase conhecerão seus rivais para a etapa que se inicia na primeira semana de abril e se estenderá até 28 de maio. Acompanhe tudo o que acontecer, minuto a minuto.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!