Temporal: Sem alerta meteorológico, como será o clima nos próximos dias no AMBA

  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Após o forte temporal que atingiu a cidade de Buenos Aires e grande parte do conurbano bonaerense, deixando ruas inundadas, árvores caídas e cortes de energia elétrica, não são esperadas mais chuvas a partir desta tarde e para os próximos dias. A nebulosidade e as temperaturas um pouco mais frescas que nos últimos dias parecem determinadas a marcar o ritmo a partir de amanhã. As temperaturas mínimas oscilarão entre 8°C e 10°C e as máximas entre 15°C e 23°C, conforme antecipa o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Na Capital Federal e no conurbano bonaerense, espera-se que o sol apareça um pouco durante a manhã deste domingo, dia 26, coincidindo com o início das eleições legislativas de meio de mandato. No entanto, o dia será marcado por nebulosidade e temperaturas quase outonais. Ao contrário dos dois últimos dias, nos quais o vento sul e fortes rajadas complicaram a costa do Rio da Prata, prevê-se uma rotação para nordeste amanhã de manhã. A velocidade máxima do vento será de cerca de 22 quilômetros por hora. Além disso, é previsto que em novembro o fenômeno La Niña se manifeste novamente, o que implicará em um novo padrão de chuvas, com maior probabilidade de tempestades isoladas.

Durante a madrugada, o vento foi tão forte que chegou a virar e deslocar contêineres no bairro de Saavedra. Não foram emitidos novos alertas do SMN para a Capital Federal e para o conurbano, tanto para o restante do dia quanto para amanhã. No entanto, a alerta amarela para parte da Patagônia – Terra do Fogo e algumas áreas de Santa Cruz – e parte de Misiones, Formosa, Chaco, Santiago del Estero e o norte de Santa Fe permanece ativa. O bairro de Villa Devoto, na cidade de Buenos Aires, foi o mais afetado pelo temporal, recebendo 153 milímetros em poucas horas, 32 milímetros a mais do que a média de precipitação para todo o mês de outubro.

Os bairros vizinhos, como Villa Urquiza, Villa Pueyrredón, Santa Rita e Liniers, também sofreram com chuvas acima de 100 milímetros na madrugada de ontem. O trecho da Avenida General Paz mais afetado pela acumulação de água foi entre Tinogasta e a Avenida Balbín, onde cerca de nove quilômetros foram afetados pela inundação. As autoridades desdobraram um amplo operativo para ajudar os motoristas presos na enchente, com mais de 60 pessoas dedicadas ao serviço e assistência, além de veículos e caminhões de apoio.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!