Pinta Sud ASU inicia no Paraguai com um concerto público realizado na sala de convenções do Banco Central do Paraguai pela Orquestra Sinfônica do Congresso Nacional. Este evento marca o início de uma semana de arte que terá continuidade em Assunção até domingo, com uma série de atividades gratuitas, incluindo visitas guiadas a coleções privadas de arte contemporânea, indígena e popular, exposições de artistas, circuito gastronômico, tours arquitetônicos e encontros com curadores locais e internacionais.
A extensa programação, disponível no site sud.pinta.art/agenda, abrangerá mais de vinte galerias, fundações, museus e espaços autogerenciados com o objetivo de estabelecer um diálogo profundo com a cultura paraguaia e suas diversas expressões artísticas.
Grandes nomes da cena artística regional participarão da inauguração de três exposições na Casa Pinta, incluindo obras de artistas renomados e conversas sobre a prática curatorial na América Latina.
Além disso, haverá debates sobre o sistema de arte no Paraguai e a apresentação do Museu Pompidou-Paraná, um projeto arquitetônico internacional de arte contemporânea na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Esta será a terceira edição e última em Assunção do Pinta Sud, um programa cultural trienal liderado por Diego Costa Peuser, com o objetivo de celebrar as diferentes cenas artísticas na América Latina e promover oportunidades econômicas, de mercado, formação e posicionamento para o arte latino-americano.