Uma semana de arte no Paraguai, impulsionada pela Pinta para “fortalecer as redes culturais” na América Latina.

  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Pinta Sud ASU inicia no Paraguai com um concerto público realizado na sala de convenções do Banco Central do Paraguai pela Orquestra Sinfônica do Congresso Nacional. Este evento marca o início de uma semana de arte que terá continuidade em Assunção até domingo, com uma série de atividades gratuitas, incluindo visitas guiadas a coleções privadas de arte contemporânea, indígena e popular, exposições de artistas, circuito gastronômico, tours arquitetônicos e encontros com curadores locais e internacionais.

A extensa programação, disponível no site sud.pinta.art/agenda, abrangerá mais de vinte galerias, fundações, museus e espaços autogerenciados com o objetivo de estabelecer um diálogo profundo com a cultura paraguaia e suas diversas expressões artísticas.

Grandes nomes da cena artística regional participarão da inauguração de três exposições na Casa Pinta, incluindo obras de artistas renomados e conversas sobre a prática curatorial na América Latina.

Além disso, haverá debates sobre o sistema de arte no Paraguai e a apresentação do Museu Pompidou-Paraná, um projeto arquitetônico internacional de arte contemporânea na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Esta será a terceira edição e última em Assunção do Pinta Sud, um programa cultural trienal liderado por Diego Costa Peuser, com o objetivo de celebrar as diferentes cenas artísticas na América Latina e promover oportunidades econômicas, de mercado, formação e posicionamento para o arte latino-americano.

Alex Barsa

Apaixonado por tecnologia, inovações e viagens. Compartilho minhas experiências, dicas e roteiros para ajudar na sua viagem. Junte-se a mim e prepare-se para se encantar com paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e culinária deliciosa!