SAN CARLOS DE BARILOCHE.- Com o recorde de 85 estabelecimentos participantes, Bariloche a la Carta (BALC) inicia nesta segunda-feira, o festival gastronômico que chega à sua 12ª edição e que se consolida como um dos eventos mais aguardados do calendário turístico argentino. Durante uma semana, restaurantes e bares da cidade vão apresentar menus especiais a preços promocionais.
O grande encerramento será a Feira Gastronômica que acontecerá de 10 a 12 de outubro no Centro Cívico: através de diversos estandes, mais de 200 produtores e empreendedores vão expor seus sabores.
“Este ano temos mais de 80 estabelecimentos participantes, uma quantidade inédita. Que uma cidade do interior da Argentina tenha um evento gastronômico com um circuito de 85 restaurantes é realmente importante. Além disso, o nível das propostas é fantástico. Os visitantes que tiverem o cartão BALC terão um desconto de 20%, enquanto há cartões de dois bancos – Patagonia e Macro – que oferecerão até 30% de desconto adicional”, afirmou Lucio Bellora, diretor do festival.
O festival convoca um grande número de pessoas a cada edição. Bellora adicionou que, em sua evolução, o BALC este ano aprofunda sua federalização: chefs de Corrientes, Córdoba, Mendoza, Buenos Aires, Chubut e Neuquén virão a Bariloche. “Bariloche a la Carta está se tornando um farol da gastronomia identitária da Argentina. Em todos os lugares há uma culinária característica, mas esta é a vitrine em que se mostra. No BALC não apenas se encontra a gastronomia patagônica, mas de diversos cantos, como os Esteros del Iberá ou o Impenetrable chaqueño. E conseguir isso no interior do país é muito notável e enriquece muito a oferta do evento”, destacou Bellora.
Entre os convidados do país e da região que este ano virão cozinhar com chefs de Bariloche estão Alejandro Feraud (ALO´S Bistró, Buenos Aires), Cons Cerezo (Quimera Bistró, Mendoza), Pablo Buzzo (Cervecería Patagonia, Bariloche e San Martín de los Andes), Gastón Trama (Ruda, Mendoza), Gisela Medina (Cocineros del Iberá, Corrientes), Martín Altamirano (La Torgnole, Córdoba), Edgar Kuda (Yuzu Izakaya, Buenos Aires) e Eudes Assis (Taioba, San Paulo, Brasil). Muitos deles ministrarão aulas magnas e serão anfitriões em jantares exclusivos em que combinarão receitas com chefs locais.
Os produtores regionais também são destaque no BALC. Turistas e locais poderão desfrutar de degustações de vinhos, cervejas e sidras locais, bem como de atividades para toda a família, incluindo propostas para crianças e opções para celíacos, vegetarianos e veganos. O grande encerramento será a Feira Gastronômica, que se montará entre 10 e 12 de outubro no Centro Cívico: através de diversos estandes, mais de 200 produtores e empreendedores vão expor seus sabores.
A cada edição, Bariloche a la Carta confirma que esta cidade se destaca como um polo gastronômico. O festival conseguiu que outubro não fosse mais um mês “fraco” em termos de visitantes e até mesmo há anos em que os turistas reservam mesas em algum dos estabelecimentos que participam do evento antes de reservar um alojamento.
E isso foi possível graças à sinergia entre os chefs da cidade e os produtores regionais: o trabalho em equipe permite mostrar toda a diversidade de produtos, não apenas da cordilheira, mas também do mar, da estepe e do vale rionegrino. Nos últimos anos, nota-se cada vez mais a influência regional. Aos pratos clássicos, ligados à ascendência europeia como o goulash, fondue e chocolate, somam-se os produtos regionais que hoje estão presentes em todos os restaurantes, como cordeiro, truta, frutas vermelhas, cogumelos, lebre e javali.
Essa identidade, na qual convergem diversos mundos, foi criada em diferentes cozinhas de Bariloche, com hotéis como Llao Llao, Inacayal, Huinid, Charming, La Cascada e Sheraton, bem como restaurantes como Ánima, Quetro, Nené, Lumbre, Corteza, Auita e Del Azul, entre muitos outros.
Desde a Associação Empresarial Hoteleira Gastronômica de Bariloche (AEHGB), a Agência de Promoção Turística (Emprotur), a província de Rio Negro e a prefeitura de Bariloche, destacam que o BALC “não é apenas um evento: é um convite para viajar, descobrir e se surpreender com o sul mais saboroso da Argentina”. Além de desfrutar da cidade na primavera, os visitantes poderão escolher o Melhor Prato, através de um concurso que premia a inovação, a criatividade e os sabores.