Postagem no WordPress:
Urdinarrain é uma pequena cidade: o centro da vila pode ser facilmente percorrido de bicicleta. No entanto, ela se estende pelo campo, entre várias aldeias vizinhas que cultivam a terra e promovem o turismo rural. Nas proximidades, é possível encontrar um manjar: um delicioso doce de leite de confeiteiro que merece uma medalha de ouro. E que vale a pena experimentar.
Visitar o tambo La Pequeña, onde é produzido o doce de leite totalmente natural, é outro incentivo para uma escapada a esta cidade localizada a apenas três horas de Buenos Aires. Mas Urdinarrain oferece mais do que um tambo para o turismo: há uma vinícola, quatro museus, dez igrejas de diferentes cultos, um clube de planadores e um balneário fluvial, com areias brancas, ideal para a pesca.
É uma cidade diferente, que compete para ser denominada a melhor vila turística de Entre Rios no concurso Best Tourism Villages da ONU. Por quê? Porque esta comunidade de apenas 10 mil habitantes, em sua grande maioria descendentes de imigrantes europeus, coloca paixão em tudo o que faz e isso é evidente em cada detalhe: não apenas no famoso doce de leite, mas também no queijo, iogurte, vinhos, cervejas e nas comidas típicas das colônias que são degustadas em cada festa popular.
A 60 quilômetros de Gualeguaychú, Urdinarrain tem como epicentro a antiga estação de trem, agora remodelada, em um imenso terreno cortado pelos trilhos. O parque da estação é o ponto de encontro: um espaço público bem conservado com diversos museus ao redor.
Por esses trilhos costumava circular o “Gran Capitán”, um serviço ferroviário que ligava a Capital Federal à Missões. Ainda hoje o trem circula três vezes por dia. Às margens dos trilhos, a cidade se expande, fundada em 1890 para unir duas localidades: Villa Mitre e Villa Florida. Há vários circuitos para explorar, tanto urbanos quanto rurais. As bicicletas ficam estacionadas na calçada, sem cadeados, ao estilo local.
Para os interessados em veículos sem motor, há um Museu de Carruagens que preserva carruagens de um século atrás. No mesmo local, existe um museu agrícola, um museu regional histórico e um museu multitemático. No entorno do parque da estação são oferecidos circuitos autoguiados da fé, do patrimônio histórico e dos monumentos.
Além disso, há outros circuitos para conhecer a vida rural das aldeias circundantes de imigrantes. Tudo em Urdinarrain parece ser uma viagem no tempo, com suas tradições preservadas e sua paixão pela qualidade em cada produto oferecido.