A atenção sobre o desempenho de Valentín Barco no futebol europeu está aumentando. Sua explosão na Ligue 1, na França, com a camisa do Racing, de Estrasburgo, chamou a atenção de clubes poderosos do Velho Continente, e nas últimas horas surgiu a notícia de que o lateral esquerdo argentino está sendo observado pelo Bayern.
De acordo com o jornal alemão TZ, os olheiros do clube de Munique estiveram presentes em várias partidas do Strasbourg para obter informações sobre Barco. Na última rodada do campeonato francês, o argentino teve uma atuação destacada no Parque dos Príncipes e contribuiu com uma assistência (a segunda em oito jogos) no empate por 3 a 3 contra o PSG. Esse desempenho teria convencido os enviados do Bayern.
O jogador de 21 anos, formado no Boca, é peça-chave na estrutura da equipe francesa, que está surpreendentemente em terceiro lugar na liga francesa. De acordo com a mídia alemã, o Bayern valoriza “sua juventude, capacidade atlética e desempenho imediato em mais de uma posição, uma combinação que atende ao perfil de reforços que o clube privilegia em seu projeto esportivo”. Além disso, informam que “a instituição alemã não descarta avançar nas negociações, antecipando a concorrência de outros gigantes europeus pelo jogador. Barco tem contrato até 2029 e o clube francês pediria 40 milhões de euros por sua transferência”.
O Bayern quer assegurar Barco também porque a saída de Raphael Guerreiro é iminente e a incerteza sobre a recuperação de Alphonso Davies, lesionado no ligamento cruzado anterior do joelho direito em março passado, é crescente. As negociações não seriam fáceis: o preço do argentino não seria negociável, uma vez que o Racing exerceu a opção de compra de 10 milhões de euros e procurou mantê-lo até meados de 2029.
Barco teve um excelente desempenho no recente empate por 3 a 3 do Strasbourg no Parque dos Príncipes contra o PSG; aqui, em ação contra Khvicha Kvaratskhelia.
Não só na Europa estão de olho nessa possível operação, já que o Boca Juniors receberia dinheiro por ela devido à lei de formação. Enquanto Barco saiu livre do clube e recebeu cerca de 300.000 dólares em direitos de formação, no caso de o Bayern pagar os 40 milhões, como pretende o Strasbourg, o clube argentino deveria receber aproximadamente 1.200.000 euros pelo mecanismo de solidariedade (3% do total), decorrente da formação do jogador nas categorias de base e no time principal do Boca entre os 12 e os 19 anos.
Nesses casos, a regra prevê que 5% do valor da transferência pago pelo clube comprador (neste caso, Bayern) seja reserva para ser distribuído entre as instituições formadoras que tiveram o jogador entre os 12 e os 23 anos. A quantia a cada uma corresponde ao número de anos que o jogador esteve inscrito na instituição. Se atuou entre os 12 e os 15 anos, recebe 0,25% do total da transferência por ano que o jogador passou no clube, e se atuou entre os 16 e os 23 anos, recebe 0,5%.